sexta 26 de abril de 2024Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 25/04/2024
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Lance Livre

Lance Livre 23-06-2018

22 junho 2018 - 23h59Por Edgar Leite
Cerimônia campal
A Paróquia São Maximiliano Kolbe, de Mogi das Cruzes, realiza amanhã uma cerimônia campal, que acontece anualmente na Praça dos Imigrantes, em parceria com a Associação Bunkyo. 
 
100 pessoas
O encontro, marcado para as 10 horas, deverá reunir cerca de 100 pessoas em oração. O local escolhido faz referência à imigração japonesa que completou 110 anos no Brasil, neste mês de junho. 
 
Papel importante
Para o frei Leonardo Matsuo, a igreja tem um papel importante de apoio àqueles que buscam vida em uma nova nação. 
 
Semana do Migrante
Ainda amanhã se encerra a 33ª Semana Nacional do Migrante. 
 
CNBB
Na edição deste ano, que veio sob o lema "A vida é feita de encontros", a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) destacou a solidariedade aos refugiados.  
 
1908
Em entrevista à repórter Marília Campos do DS, o frei Leonardo Matsuo relembrou a chegada da colônia japonesa, em 1908. 
 
Movimento  
de imigração
O movimento de imigração no país se acelerou nos anos seguintes, sobretudo no período entre guerras- fato que ressaltou a importância e necessidade de apoio e acolhimento por parte de uma entidade como a igreja.
 
Época tumultuada
"Ainda tinha pouco tempo depois da guerra. Era uma época tumultuada, notou-se essa grande frustração da humanidade e pobreza", aponta Matsuo para a preocupação diante aos conflitos gerados. 
 
Comunidade  
jesuíta
De acordo com o frei, uma comunidade jesuíta localizada na região da Sé, na capital paulista, contribuiu para a acolhida desses povos. Ainda hoje a área central de São Paulo costuma receber imigrantes de todo o mundo. "Teve grande correspondência". O pároco, que viveu na cidade japonesa de Nagasaki até os 29 anos de idade, chegou ao Brasil em 1963 para a missão como padre, depois de ser ordenado na Itália. O frei Matsuo veio para Mogi em 1972.