quarta 15 de abril de 2026Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 15/04/2026
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Região

Ferraz é pioneira ao utilizar uma plataforma para analisar a fluência leitora dos alunos

Projeto une a tecnologia com o olhar humano na forma avaliativa dos estudantes

13 abril 2026 - 16h48Por De Ferraz

A Secretaria de Educação de Ferraz de Vasconcelos está realizando nesta semana as avaliações de fluência leitora para os alunos do 1º ao 5º ano da rede municipal de ensino. A novidade deste ano é o aplicativo Edeler,  que visa diagnosticar a capacidade dos estudantes de ler palavras e textos com precisão, prosódia e velocidade na leitura. 

Essa é uma parceria do projeto Bem Comum  que já atua nos eixos de avaliação, formação e acompanhamento dos professores. 

A Escola Municipal de Educação Básica (Emeb) Sara Tineue já começou a realização da análise com os alunos do 5°ano. A escola capacitou três professoras que farão a avaliação individual com cada aluno. 

Todos os coordenadores receberam uma capacitação especializada com o objetivo de propagar o aprendizado. 

Segundo a coordenadora da Emeb Sara Tineue, o aplicativo permite de forma fidedigna o acompanhamento da leitura das crianças. “A importância deste aplicativo vem de encontro para deixarmos um pouco do sentimento e coração de lado e possamos avaliar a criança de forma correta”, pontuou.

As provas ocorrerão até a próxima sexta-feira (17). É muito importante que os pais evitem a ausência dos seus filhos na escola durante este período.