quinta 25 de abril de 2024Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 25/04/2024
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Região

Poá realiza ‘Dia D’ de vacinação contra Sarampo e Poliomielite

Objetivo da campanha é aumentar coberturas vacinais para evitar a reintrodução dessas doenças, já eliminadas no País

16 agosto 2018 - 23h42Por de Poá
O “ Dia D” da Campanha de Vacinação contra a Poliomielite e contra o Sarampo acontece neste sábado (18) em Poá. Crianças de um ano a 4 anos, 11 meses e 29 dias devem procurar uma unidade de saúde, para atualização da situação vacinal.
 
No município foram vacinados até o momento 3.067 crianças de 1 ano a 4 anos, 11 meses e 29 dias para Sarampo e 3.101 crianças de 1 ano a menores 5 anos para Poliomielite, perfazendo uma cobertura vacinal de 51,01% e 51,57%, respectivamente. 
 
A meta em Poá é vacinar 6.013 crianças na faixa etária do público alvo da campanha. Até ontem não houve registro de casos suspeitos das doenças na cidade.
 
"É importante vacinar. Saúde é uma responsabilidade de todos nós. Esperamos até o final da campanha imunizar o máximo possível de crianças e por isso será a participação da nossa população que vai determinar o sucesso desta campanha", disse o prefeito Gian Lopes (PR).
 
Segundo o vice-prefeito e secretário de Saúde e da Mulher, Marcos Ribeiro da Costa, o Marquinhos Indaiá, o “Dia D” de mobilização da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e Sarampo acontece amanhã em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) e Estratégias Saúde da Família (ESF’s), das 8 às 17 horas, para o atendimento e imunização das crianças. 
 
“Destacamos, ainda, que até 31 de agosto as unidades de saúde estarão preparadas para a vacinação”, comentou o secretário de Saúde.
 
A diretora técnica da Vigilância em Saúde de Poá, Fabiani Ferri, explicou que durante a semana o horário de vacinação é das 8 às 15h30. “Vacinar o máximo de crianças de 1 a 4 anos, 11 meses e 29 dias é importante para diminuir a possibilidade de retorno da poliomielite e emergência do sarampo, doenças já eliminadas no Brasil”.
 
A campanha de vacinação deste ano é indiscriminada, ou seja, pretende vacinar todas as crianças dessa faixa etária, para manter coberturas homogêneas de vacinação. 
poliomielite
 
Para a poliomielite, as que não tomaram nenhuma dose durante a vida, receberão a VIP. Já os menores de cinco anos que já tiverem tomado uma ou mais doses da vacina, receberão a VOP, mais conhecida como gotinha.
sarampo 
 
Em relação ao sarampo, o ideal é que os responsáveis apresentem- se a unidade de saúde com a caderneta de vacinação para, avaliação da situação vacinal da criança que receberá uma dose da vacina Tríplice viral, desde que não tenha sido vacinada nos últimos trinta dias.
 

Deixe seu Comentário

Leia Também