sexta 26 de abril de 2024Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 26/04/2024
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Região

Taxa de isolamento social no Alto Tietê permanece abaixo de 50%

Nenhuma das 6 cidades da região monitoradas pelo Estado atingiram o índice mínimo de 55% na última terça-feira

03 junho 2020 - 20h41Por Carolina Rocha - da Região
A taxa de isolamento social no Alto Tietê ainda permanece abaixo dos 50%. Dados disponibilizados pelo Sistema de Monitoramento Inteligente de São Paulo (Simi-SP) mostram que das seis cidades da região, que são monitoras pelo governo estadual por terem mais de 70 mil habitantes, nenhuma atingiu a marca mínima estipulada pelo Estado de 55%.
 
Ferraz de Vasconcelos e Poá são as duas cidade da região com o pior índice de adesão ao isolamento registrado. Nesses municípios, apenas 44% da população permaneceu em casa.
 
Em seguida, aparecem as cidades de Arujá, Itaquaquecetuba e Suzano com 45% na taxa de isolamento divulgada pelo Estado.
 
Na região, Mogi das Cruzes é a cidade com o melhor índice registrado. 47% dos residentes do município ficaram em quarentena.
 
No Estado de São Paulo, os índices continuam oscilando. A taxa registrada é de 48%. Os dados são referentes a última terça-feira, 02 de julho. 
 
De acordo com o Centro de Contingência do coronavírus de São Paulo, caso o governo estadual, não tivesse adotado a quarentena e o isolamento social, o Estado teria 950 mil casos de Covid-19. 
 
Entretanto até o dia 29 de maio, São Paulo tinha 84 mil casos confirmados da doença. De acordo com as autoridades sanitárias, esses dados mostram a eficácia do isolamento.
 
Vale ressaltar que, além da ocupação de leitos, número de casos e óbitos, a taxa de isolamento social também faz parte do grupo de indicadores e critérios utilizados pelo Governo do Estado para estudar a possibilidade de retomada consciente da atividade econômica em determinadas regiões.
 
O chamado “Plano São Paulo” anunciado na semana passada pelo governador João Doria, visa a reabertura gradual de comércios e serviços não essenciais, uma vez que a região seja classificada, no mínimo, para a segunda fase do programa.
 
No Alto Tietê, assim como no restante da Região Metropolitana de São Paulo, essa reabertura ainda pode demorar pelo menos até o dia 15 de junho. Isso porque a região foi classificada na primeira fase do plano, o que impede a retomada gradual de outras atividades econômicas.
 
Para os prefeitos da região, a decisão não é coerente, uma vez que o Alto Tietê apresenta melhores índices de isolamento, assim como outros indicadores utilizados pelo governo.

Deixe seu Comentário

Leia Também