sexta 26 de abril de 2024Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 26/04/2024
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Região

TCE alerta cidades da região por risco de descontrole de gastos

Relatório de alertas da Corte de Contas apontou indícios de irregularidades na gestão orçamentária

11 setembro 2022 - 18h00Por Daniel Marques - da Região

O Tribunal de Contas do Estado (TCE-SP) alertou as dez cidades do Alto Tietê sobre risco de descumprimento da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) no terceiro bimestre deste ano (maio e junho/2022).

No relatório de alertas da Corte de Contas paulista, foram apontados alertas sobre a gestão orçamentária.

Em todos os municípios, foram observados pela Corte fatos que podem comprometer os custos ou os resultados dos programas, ou ainda indícios de irregularidades na gestão orçamentária.

Além do alerta às dez cidades, o TCE-SP apontou uma arrecadação menor do que a planejada em Arujá. Ela está entre as 63 cidades do Estado que se encontram nesta situação.

No total, foram fiscalizadas as 644 prefeituras de São Paulo. Em 575, houve alerta por descumprimento da LRF (representando 89% do total). Houve aumento de 8% nos casos se comparados ao período anterior, quando 533 municípios foram alertados.

As cidades foram alertadas com base no parágrafo 1º do artigo 59 da Lei de Responsabilidade Fiscal, que determina uma função especial para os tribunais de contas, a de alertar o ente estatal como um todo, e, em particular, os poderes que o compõem.

Esse alerta deve ser feito sempre que houver infringência ou risco a preceitos básicos de gestão do dinheiro público.

O levantamento revelou também que 29 prefeituras, quatro câmaras municipais e 11 entidades municipais deixaram de enviar o balancete contábil, conforme previsto no calendário de obrigações do TCE-SP.

Segundo a Corte, a não apresentação das contas configura ato de improbidade administrativa e crime de responsabilidade, ficando o responsável sujeito a diversas penas, inclusive ao pagamento de multa, nos termos da Lei Complementar nº 709, de 1993.

Deixe seu Comentário

Leia Também