sábado 27 de abril de 2024Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 26/04/2024
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Mobilidade

242 rampas de acessibilidade são instaladas nas ruas de Suzano

Só neste ano, 75 estruturas foram revitalizadas para facilitar a locomoção de pessoas com mobilidade reduzida

19 junho 2021 - 19h00Por Thiago Caetano - de Suzano
Desde 2019, 242 rampas de acessibilidade foram construídas em Suzano. Só neste ano, 75 estruturas foram revitalizadas para facilitar a locomoção de pessoas com mobilidade reduzida ou utilizam cadeira de rodas nas calçadas, além de 9 vagas especiais de estacionamentos. As informações são da Secretaria de Manutenção e Serviços Urbanos, que afirmou "manter um cronograma estratégico de implantação e revitalização de rampas de acessibilidade e de vagas especiais de estacionamento para idosos e pessoas com deficiência".
 
Segundo a Prefeitura, a ampliação da acessibilidade dessas pessoas é "um trabalho permanente" da administração municipal, por meio de projetos da Educação, Cultura, Esporte a Administração, com o objetivo de "capacitar, facilitar em ampliar a inclusão social nos prédios públicos municipais", para romper as "barreiras de acesso e comunicação".
 
O DS percorreu o Centro de Suzano nesta segunda-feira, nas principais vias da cidade. Boa parte das rampas está localizada em esquinas. Na maioria dos bancos, também há rampas. Quando o assunto é acessibilidade, são poucas as reclamações. Para Bruno Honório, em alguns pontos o chão apresenta falhas, que dificultam a mobilidade de cadeirantes, por exemplo. "Precisa melhorar neste ponto. Dificulta a locomoção. De resto, está muito bom", disse Bruno, se referindo a uma parte do piso da Praça dos Expedicionários. 
 
Para o gerente de uma loja de colchões na General Francisco Glicério, Miguel Marins, houve melhora na questão de acessibilidade. "Tem duas vagas aqui próximo da loja e uma outra no vizinho. Melhorou bastante. Neste ponto na cidade está ótimo".
 
Mesma opinião de José Souza. Para ele, os problemas estão nos bairros da cidade. "Aqui no Centro está tudo bem. Nos bairros é que a situação fica ruim", finalizou. 
 
A Prefeitura de Suzano destacou a entrega de um novo automóvel para a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) do município, entidade que atende mais de 280 famílias. 
 
A van Sprinter, da Mercedes Benz, conta com acessibilidade para 11 passageiros e é avaliada em R$ 169.500,00, obtida através de uma emenda parlamentar federal. 
 
Outro destaque, é a adaptação em Libras do Boletim Epidemiológico do Coronavírus, postado nos stories e em playlist nas páginas do Instagram e Facebook, com narração de pessoas com deficiência visual. Além disso, foi criado "Momento Libras", onde uma série de vídeos ensinando palavras na linguagem de sinais. 
 
O site do órgão segue as orientações de Acessibilidade em Governo Eletrônico (eMAG), desenvolvidas pelo Departamento de Governo Eletrônico. 
 
Pela barra instalada na parte do superior da página, há atalhos 
A partir da barra instalada na parte superior do site, os internautas encontram atalhos para os recursos de navegação acessíveis. 
 
A página de acessibilidade do site também oferece links e orientação para instalação de softwares gratuitos necessários para a navegação.

Deixe seu Comentário

Leia Também