sábado 27 de abril de 2024Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 26/04/2024
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Cidades

Alunos de escola da Vila Helena iniciam novo curso de robótica

Para acompanhar as atividades e conteúdos lúdicos, as 15 crianças participantes estão utilizando os novos chromebooks da instituição

30 outubro 2021 - 22h00Por de Suzano
A Escola Municipal Professor Manoel Vicente Ferreira Filho, na Vila Helena, deu início na última semana às aulas do curso inédito de robótica espacial, promovido pelo Ministério da Educação. Para acompanhar as atividades e conteúdos lúdicos, as 15 crianças participantes estão utilizando os novos chromebooks da instituição, conquistados em setembro para fortalecer o ensino na rede municipal.
 
Com a orientação dos professores Elson Granzoto e Sara Rangel, os estudantes têm acesso a uma plataforma digital, onde uma assistente virtual em forma de robô os ensina sobre os primeiros passos para construir e programar uma réplica do robô Rover Lunar, modelo de veículo espacial inspirado na missão espacial Artemis, da Nasa, que visa reconhecer o solo do planeta Marte. O Brasil é um dos países envolvidos nesta iniciativa internacional.
 
A primeira etapa do curso com as crianças abrange o desenvolvimento do item em ambiente virtual, com o aprendizado de conceitos gerais da robótica e simulações tridimensionais. Os conteúdos são planejados para serem intuitivos, divertidos e de fácil entendimento para facilitar o aprendizado dos alunos.
 
Com a conclusão deste processo digital, também será possível transformar os projetos desenvolvidos em sala de aula em realidade, por meio de uma impressora 3D adquirida pela administração municipal. O curso de robótica espacial é uma iniciativa do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e da Universidade de Brasília, com apoio técnico da Agência Espacial Brasileira (AEB).
 
O secretário municipal de Educação, Leandro Bassini, comemorou o início das aulas e destacou a importância de ações como esta, que ampliam o aprendizado das crianças, as aproximam da tecnologia e estimulam suas criatividades. “Os conteúdos são lúdicos e atrativos, e todo o projeto soa como um jogo para os pequenos. O aprendizado, por sua vez, acontece de forma natural. Este contato com a tecnologia e as noções de lógica e robótica são um ganho muito importante para a formação deles. Ficamos felizes de poder fornecer todo o suporte necessário para a realização de mais uma ação inovadora na rede municipal de ensino”, destacou.

Deixe seu Comentário

Leia Também