sábado 27 de abril de 2024Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 26/04/2024
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Cidades

Comissão de Saúde da Assembleia vai colocar em debate abertura do HC

Presidente do órgão afirma que assunto pode ser debatido com Jean Gorinchteyn, secretário de Estado da Saúde

21 setembro 2021 - 05h00Por Matheus Cruz - de Suzano
A Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp), deve colocar em discussão a ampliação dos atendimentos no Hospital das Clínicas de Suzano para urgência e emergência. Atualmente a unidade atende especificamente pacientes por meio de encaminhamento. Suzano pede a abertura da unidade.
 
Em entrevista ao programa DS Entrevista, a deputada estadual Patrícia Bezerra (PSDB), presidente da Comissão de Saúde da Alesp, disse que a ampliação do atendimento pode ser debatida, inclusive com Jean Gorinchteyn, secretário de estado da saúde.
 
"Dá para levar o assunto para a Comissão. Fazer o debate e também chamar o secretário para falar sobre o assunto, e depois tratar isso de forma coletiva. A comissão tem esse papel de fazer o debate e levar ao pleito”, disse a presidente.
A abertura do HC para atendimentos de urgência, emergência e outras especialidades é uma reivindicação antiga entre a população suzanense, inclusive no âmbito político. Durante reunião em São Paulo realizada no mês de agosto, o deputado estadual Estevam Galvão chegou a cobrar o vice-governador Rodrigo Garcia (PSDB), sobre a abertura da unidade.
 
“O Hospital das Clínicas de Suzano já está pronto e atende pacientes vítimas da Covid-19, inclusive com leitos UTI. Com o abrandamento da pandemia, é hora de ampliar o atendimento para toda a população, garantindo saúde pública de qualidade em todas as especialidades médicas”, disse Estevam na ocasião. A Comissão de Saúde é formada por nove membros e é responsável por cuidar de todos os temas relativos à saúde do estado, além de discutir as pautas relativas aos hospitais e aos atendimentos prestados, às patologias específicas que estão sendo atendidas ou não.
 
Vacinação
 
O grupo também acompanha de perto o ritmo da campanha de vacinação contra a Covid-19. A presidente avalia que o cenário atual é favorável, já que segundo ela, mais de 90% da população do estado já recebeu ao menos a primeira dose. “Já estamos com mais de 90% da população do estado vacinada. Isso é uma questão política que foi realizada pelo nosso governo do Estado e não por uma política de contingência que teve no governo federal. Então estamos bem no sentido de vacinação comparativamente a outros estados”, contou.
 
Santa Casa
 
À frente da Comissão, Patrícia Bezerra promete boas notícias para as unidades da Santa Casa do estado dentro dos próximos dias, mas que ainda não podem ser reveladas. Além disso, o grupo realizará reuniões para tratar do cenário pós Covid-19 nas unidades de saúde. De acordo com a presidente, mesmo com a vacinação completa, será necessário manter protocolos sanitários cruciais criados durante a pandemia, inclusive por meio de legislações. “Temos que manter um protocolo e temos que instaurar os protocolos como se fosse uma legislação, para que isso nunca mais volte atrás. Vamos ter que parametrizar algumas coisas para que a gente não seja surpreendido mais uma vez”, contou.
 
Saúde mental
 
Com o avanço da vacinação, a deputada vê com preocupação os reflexos da pandemia em relação à saúde mental, sobretudo entre profissionais da saúde que atuaram ao longo deste período na linha de frente. Ela é autora do Projeto de Lei 292/21, que discorre sobre o tema. “Saúde mental já era um problema antes da pandemia. Apresentamos um projeto de lei para que os servidores da saúde tivessem prioridade no atendimento em relação à saúde mental. Temos a obrigação de cuidar da população, mas não podemos esquecer de cuidar de quem cuida”, disse.

Deixe seu Comentário

Leia Também