sexta 26 de abril de 2024Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 26/04/2024
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Suzano

Famílias são removidas por ocuparem faixa da Índio-Tibiriçá

Antigos moradores foram encaminhados a conjuntos habitacionais do "Minha Casa, Minha Vida"

01 agosto 2018 - 23h55Por Aline Moreira - de Suzano
Moradores que residiam no bairro Baruel, localizada no Distrito de Palmeiras, foram removidos por estarem vivendo em áreas consideradas de risco. As famílias estavam localizadas na faixa que pertence ao Departamento de Estradas de Rodagem (DER), concessionária responsável pela Rodovia Índio - Tibiriçá (SP-31). De acordo com a Secretaria Municipal de Planejamento Urbano e Habitação, as famílias foram encaminhadas aos conjuntos habitacionais do programa federal "Minha Casa, Minha Vida", Solar das Hortênsias e Solar das Oliveiras. 
 
O DS foi ao local para conversar com os moradores da Vila do Baruel sobre a inclusão da Festa do Baruel no calendário turístico do Estado e foi observado que algumas casas do entorno estavam demolidas. Questionados, os morados disseram não saber do que se tratava, mas acreditavam que as demolições seriam para a revitalização do bairro, proposto no projeto de criação do Centro de Turismo do Baruel.
 
Sobre a revitalização do local, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e a Secretaria de Planejamento Urbano e Habitação, iniciou um debate que deve resultar em uma legislação específica sobre a proteção do patrimônio histórico material e imaterial de Suzano. No momento, as pastas estão avaliando instrumentos de proteção ao patrimônio material e os possíveis patrimônios que tenham de ser preservados. 
 
"Como já ocorre em diversas cidades do Brasil e do mundo, existem leis que prevêem o tombamento de algum imóvel de importância histórica, após a análise dos órgãos competentes, assim como há políticas de preservação que não passam pelo tombamento", informa a municipalidade. No Plano Diretor da cidade, consta a "carta de bens imóveis a serem preservados", que será detalhada no Plano Municipal de Cultura. "Com a aprovação do Plano Diretor, a Igreja do Baruel passa a ser um bem de preservação histórica", garante.
 
Em janeiro deste ano, o DS veiculou uma matéria a respeito da revitalização da Vila do Baruel, que consistia na preservação da área histórica e fomentação do turismo na região. O projeto defendia a requalificação do entorno da igreja, que é um dos principais pontos históricos de Suzano. O local teria também a instalação de novos equipamentos urbanos e seria feito por meio do programa "Avança Cidades" do governo federal. 

Deixe seu Comentário

Leia Também