sexta 26 de abril de 2024Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 26/04/2024
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
LEGISLATIVO

História da Câmara é retratada em exposição e homenagens a ex-presidentes

Solenidade está marcada para as 19 horas, no 1º andar do Palácio "Deputado José de Souza Candido"

25 abril 2018 - 21h55Por Lucas Lima - De Suzano
A exposição "Câmara de Suzano: de 1949 aos dias de hoje" será lançada nesta quinta-feira (26) na Casa de Leis. Na oportunidade, dos 35 presidentes que o órgão teve ao longo desses anos, 25 que ainda estão vivos receberão uma placa de homenagem. Entre os principais deles estará presente o ex-presidente Pedro Nakamura, atualmente com 92 anos. A solenidade está marcada para as 19 horas, no 1º andar do Palácio "Deputado José de Souza Candido".
 
As informações foram divulgadas ontem à tarde pelo atual presidente da Câmara, Leandro Alves de Faria (PR), o Leandrinho, durante coletiva à imprensa. "Além da inauguração da exposição, que é um grande marco, teremos a presença do Pedro Nakamura, que foi o primeiro vereador a assinar uma ATA", enfatizou. 
 
A exposição, que será guiada, é aberta ao público e pode ser agendada por escolas pelo portal da Câmara (www.camarasuzano.sp.gov.br) ou pelo e-mail comunicacao@camarasuzano.sp.gov.br. Até o momento, a presença de 2 mil alunos de escolas estaduais e 600 de municipais já estão confirmadas. A mostra faz parte das comemorações do aniversário de 69 anos do município e irá até 25 de maio.
 
Os objetivos da exposição são resgatar o passado da Câmara, homenagear os personagens que ajudaram a escrever a biografia da cidade e abrir a Casa de Leis para a população. Outra e principal finalidade é mostrar aos estudantes de escolas municipais, estaduais e particulares, que poderão agendar as visitas, os trabalhos que são realizados na Câmara: atuação dos vereadores, responsabilidades, importâncias das leis e da participação popular. Todos os alunos que participarem receberão certificados de presença. Para universitários, o documento valerá como uma hora complementar.
 
A exposição traz uma linha do tempo do Legislativo suzanense, a partir de objetos e documentos como atas de sessões legislativas, livros contábeis - manuscritos e datilografados - e fotos antigas do município. Entre as principais delas está a notícia do falecimento do primeiro presidente da Câmara e fundador do DS, Thadeu José de Moraes, publicada no jornal "Gazeta Popular" em 30 de junho 1990.
 
Os visitantes também poderão conferir a Galeria dos Presidentes, que contém as fotos de todos os 35 ex-presidentes da Casa de Leis, e objetos antigos, como máquina de datilografar e câmeras fotográficas. Alguns materiais poderão ser manuseados pelos visitantes.

Deixe seu Comentário

Leia Também