sexta 26 de abril de 2024Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 26/04/2024
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Cidades

Moradores da região levam cerca de 1 hora no transporte público

Pesquisa Origem-Destino (OD) do Metrô foi feita em 39 cidades da Grande São Paulo, incluindo o Alto Tietê

13 dezembro 2018 - 23h58Por Marcus Pontes - de Suzano
Pesquisa aponta que o morador da Grande São Paulo, incluindo o do Alto Tietê, tem optado por andar mais de trem do que de ônibus. Outra aumento expressivo foi o de viagens de táxi ou aplicativos de corrida. As informações fazem parte da maior pesquisa sobre mobilidade urbana no país, a Pesquisa Origem-Destino (OD), da Companhia do Metropolitano de São Paulo (Metrô). O estudo é feito a cada dez anos desde 1967.
 
No estudo, quedas no deslocamento foram observadas. Dados preliminares mostram que o morador da região leva, em média, 26 minutos em suas viagens cotidianas. A respeito do transporte público, que inclui ônibus, metrô e trens da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), a pesquisa também aponta redução. 
Para se ter ideia, em 2007, o tempo levado era de 1 hora e 7 minutos. Agora, dez anos depois, o cidadão leva 1 hora
 
Segundo o estudo, há ainda diminuição para quem faz trajetos diários a pé: de 16 para 12 minutos na última década.
 
O Metrô disse que há uma explicação para essa redução. A prova está na ampliação da malha da companhia, que aumentou o número de estações, além da compra de mais trens para a CPTM. 
 
Ainda segundo a pesquisa, especialistas também creditam que as reduções vão ao encontro do aumento de faixas exclusivas de ônibus, que também reduzem o tempo de viagens, e até o uso de apps de navegação por motoristas para fugir de vias mais congestionadas. 

Deixe seu Comentário

Leia Também