sexta 26 de abril de 2024Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 26/04/2024
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Cidades

Onze novas rampas de acessibilidade são instaladas em Suzano

30 outubro 2021 - 18h00Por Thiago Caetano - de Suzano
Desde junho, 11 novas rampas de acessibilidade foram implantadas em Suzano, segundo informou a Prefeitura. Além disso, outras 11 rampas foram reformadas ou revitalizadas neste período. As implantações ocorreram no Centro, Vila Figueira, Vila Costa e no Jardim Santa Helena.
 
Segundo a Secretaria de Manutenção e Serviços Urbanos, estão em andamento ou perto de começar, a instalação de 4 novas rampas na Praça João Pessoa e a revitalização de outras estradas na Rua General Francisco Glicério.
 
De acordo com a pasta, o objetivo é ajudar a mobilidade das pessoas com deficiência. O órgão reforçou que a implantação das rampas é uma de suas prioridades, buscando “garantir a locomoção plena de todos os cidadãos aos seus destinos, permitindo a este público acessar as calçadas sem dificuldade”.
 
Para a presidente do Movimento pelos Direitos dos Deficientes Físicos (MDDF), Maria Aparecida Botaro, há rampas que precisam ser adaptadas. “Existem diversos fatores. Algumas estão corretas. Outras são bem altas e dificultam nossa subida e até possuem degrau no final da rampa. Vemos que ainda é preciso fazer algumas adaptações”, analisa Maria Aparecida.
 
Entretanto, a presidente da entidade avalia que as necessidades das pessoas com deficiência estão sendo observadas com mais atenção atualmente. "Com o tempo está se modernizando e estão olhando cada vez mais para nós”, ressalta.
 
O ideal, segundo Maria Aparecida, seria o engenheiro passar um dia com o cadeirante para entender suas necessidades e levar em consideração na construção de uma rampa. “Nos cursos, poderia haver essa capacitação. Um dia com o cadeirante. Assim, o engenheiro entenderia nossas necessidades”, sugere.
 
A MDDF, como entidade, realiza vistorias em estabelecimentos. “Nessas vistorias, damos um alvará para a loja. Após isso, conversamos com esses estabelecimentos sobre o que poderia ser feito e qual a maneira correta de realizar”, finalizou.
 
A entidade está localizada na Estrada dos Fernandes, 3620, no Parque Santa Rosa, em Suzano. O telefone da MDDF é o 4748-3799. 

Deixe seu Comentário

Leia Também