sábado 27 de abril de 2024Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 26/04/2024
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Cidades

Procura por postos de saúde deve ocorrer nos primeiros sintomas, pedem prefeituras

Além dos hospitais, unidades básicas de saúde das cidades da região também realizam atendimentos

23 abril 2021 - 05h00Por Thiago Caetano - de Suzano
As prefeituras do Alto Tietê orientam pacientes com suspeitas de Covid-19 na busca por atendimentos médicos. Os pacientes precisam atentar-se em sintomas gripais como tosse, febre, falta de ar, perda de paladar, olfato e outros problemas semelhantes. Além dos hospitais, unidades básicas de saúde da região também realizam atendimentos. É o que ocorre em Suzano, onde todas as unidades de saúde do município realizam atendimentos de pacientes com sintomas do novo coronavírus. Em casos mais graves, como falta de ar, Secretaria de Saúde do município pede para que o paciente procure o Pronto Socorro Municipal (PS) ou o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).
 
O paciente de Ferraz de Vasconcelos também tem à sua disposição as 13 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município, além do Hospital Regional Doutor Osíris Florindo Coelho. A prefeitura destaca que neste período do ano é comum os aparecimentos de resfriados e gripes, mas febre, tosse, dor de cabeça e sintomas de síndrome gripal devem ser acompanhados com mais atenção.
 
Guararema dá preferência a Santa Casa de Misericórdia de Guararema, localizado na Praça Botelho Egas, nº 11, no Centro. Caso apresente os sintomas, o paciente deve procurar imediatamente o hospital. Em Mogi das Cruzes, o Hospital Municipal de Braz Cubas é a principal referência de atendimentos em caso de Covid-19. A administração municipal, porém, também ressalta que dispõe da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), tanto as unidades 24 horas quanto as cinco unidade referenciadas, no seguintes bairros: Ponte Grande, Alto do Ipiranga, Jardim Camila, Vila Suíssa, e Jardim Universo. 
 
A cidade de Poá informou que as UBSs do município estão realizando a vacinação contra a gripe e por isso encaminhou os casos de Covid-19 para as Estratégias Saúde de Família (ESFs). Em Itaquá, ocorre os testes swab nas 17 unidades básicas de saúde e três 24 horas (Centro de Saúde, Unidade de Pronto Atendimento e Central de Atendimento). O teste é realizado é feito do terceiro ao sétimo dia de sintoma. Caso o mesmo passe em uma das unidades básicas, o paciente passa por classificação de risco.
 
Em caso de sintomas leves, é realizado o teste e o acompanhamento é feito pela própria unidade. Se o atendimento ocorrer em uma unidade 24 horas, é realizado uma avaliação médica, prescrição de medicamentos e o encaminhamento para alguma UBS. Em casos mais graves, ocorre a internação em uma enfermaria ou buscar por leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e, especificamente, a coleta swab é feita em na unidade 24h.

Deixe seu Comentário

Leia Também