sexta 26 de abril de 2024Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 26/04/2024
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Cultura

'Passos da Paixão' fará audiodescrição da Santa Ceia pela 1ª vez no Brasil nesta sexta-feira

Recurso é utilizado para auxiliar as pessoas com deficiência visual; espetáculo chega a 20ª edição tradução em Libras e três palcos

17 abril 2019 - 11h00Por de Poá
Durante a apresentação do espetáculo ‘Passos da Paixão’, na sexta-feira, 19, na Praça dos Eventos, em Poá, a Associação Cultural Opereta e Cia. Teatro Roda Mundo terá pela primeira vez no Brasil a cena da Santa Ceia em audiodescrição, um recurso utilizado para as pessoas com deficiência visual. 
 
A informação é da especialista em Educação Especial Ana Paula Mendes Guarinho, que vai coordenar este trabalho com sua equipe durante a encenação. A expectativa é que cerca de 10 mil pessoas assistam à produção teatral.
“Já consultamos, inclusive, a Paixão de Cristo de Nova Jerusalém, a maior do Brasil, eles não fizeram este trabalho”, afirmou Ana durante o evento de lançamento do Passos da Paixão, no Teatro Municipal na semana passada.
 
A pedagoga irá atuar ao lado de Paloma Fermino e a ONG Amigos pra Valer para também realizar a tradução em Libras, a Linguagem Brasileira de Sinais, para as pessoas com deficiência auditiva.
 
O tema deste ano: “Um povo do Brasil, Um povo do Sertão” vai falar não só do lugar geográfico, mas também de forma figurada, os sertões da vida do povo brasileiro, as periferias, os guetos, as comunidades. A direção do espetáculo propôs um olhar não só para as mazelas sociais, mas também as riquezas culturais. “É um trabalho coletivo. É valorizar o processo de quem se dedica parte de sua vida. As donas de casa, que deixam os maridos em casa para contracenar, confeccionar. Os jovens, que enfrentam a jornada de trabalhar, estudar, mas também ensaiar. Todos nós vivemos neste sertão”, disse a diretora geral do Passos da Paixão, Lidiane Santos. 
 
Em 2019 serão cerca de 140 pessoas envolvidas diretamente, sendo 60 pessoas no elenco.

Novo palco

Outra novidade ficará por conta do palco. Diferentemente das últimas edições quando houve dois palcos, sendo um na área da concha acústica e o segundo atrás do pavilhão de exposições, a proposta para este ano é a criação de três palcos frontais com passarelas que interligarão as três estruturas, que somadas darão cerca de 40 metros de comprimento. A estrutura já está montada na Praça de Eventos. A intenção é que as cenas aconteçam intercaladamente entre eles, criando um efeito de amplitude cênica, nunca antes visto na região.

Atrativos

O público que chegar mais cedo poderá visitar a Exposição “Passos 20 anos” e relembrar duas décadas de trabalho realizado pela Opereta. Fotografias, cartazes de todas as edições, figurinos anteriores, maquete, croquis, diversos itens que contam a história de todo o processo sociocultural. A exposição ficará no Pavilhão de Exposições Prefeito José Massa, dentro da Praça de Eventos, durante toda a sexta-feira santa, a partir das 9 horas.

Outros atrativos para o visitante são os “vouchers” de desconto para o visitante que for a um dos bares e restaurantes cadastrados para receber o público do Passos da Paixão durante os dias 18 e 21 de abril. Para participar basta retirar o folheto na Praça de Eventos. A lista de estabelecimentos comerciais está na página do Espaço Cultural Opereta, no Facebook (https://www.facebook.com/EspacoCulturalOpereta).

Deixe seu Comentário

Leia Também