sexta 26 de abril de 2024Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 26/04/2024
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Cultura

Poasense realiza evento de jogos de RPG e Cultura Pop no Alto Tietê

Felipe Denser, membro do grupo Tiamat, realiza também conteúdos voltados para card games e jogos de tabuleiro

20 abril 2018 - 22h20Por Amanda Moreira - De Suzano
O poasense de 31 anos, Felipe Denser, criador e membro do grupo "Tiamat" de RPG (Role-playing game) ou Jogo de Representação de Personagens e Cultura Pop, realiza desde 2013, evento voltados para o público em geral que tenha curiosidade ou conhecimento sobre os jogos de mesa RPG. Com o nome de "Se Joga!RPG", a ação, que começou no ano passado, já está sendo realizada em Suzano, Poá e Mogi das Cruzes. Para o criador, o objetivo é apresentar o RPG (jogo de mesa), que surgiu na década de 70 com intuito de criar estratégias e mexer com a imaginação dos jogadores, diferente dos jogos onlines e eletrônicos.
 
"Realizávamos os eventos do Se Joga! bimestralmente e depois dos resultados com o interesse das pessoas pelo evento, começamos neste ano a expandir mensalmente, além de termos participações como a Virada Cultural em Mogi", conta.
 
Regras
Com uma média de 30 à 35 jogadores entre 5 a 10 mesas dependendo da demanda de cada evento, Denser também explica que o RPG, tem vários sistemas e cenários que cada narrador pode utilizar, mexendo com a imaginação dos jogadores na criação das histórias, diversificando as regras do jogo.
 
"No jogo temos quase sempre um narrador e uma média de cinco jogadores, para representarem os protagonistas da aventura.
 
No RPG existem regras para definir o sucesso ou fracasso de uma ação. Quando um personagem tenta fazer alguma coisa relativamente complexa, como lutar ou fazer acrobacias, um teste com dados deve ser feito para decidir o sucesso ou fracasso. Cada sistema possui as suas próprias mecânicas, que definem que números no dado determinam um sucesso ou fracasso em cada jogada, no geral, se trata de um jogo onde um grupo cria uma história em conjunto", argumenta.
 
Dentre os eventos, haverá neste sábado (21), às 15 horas, o 1º "Se Joga RPG" na Mineral Games (Rua José de Oliveira Gomes, 40 - Centro), em Poá e a entrada é gratuita. Além deste, a cidade de Suzano também receberá no dia 5 de maio o "Se Joga!" na Arena Off-line, 
 
"Em todos os eventos sempre vêm iniciantes para jogar, além de famílias que levam seus filhos, no final todo mundo joga. Ao final do evento, realizamos sorteios de brindes e prêmios para os jogadores", disse.
Para outras informações, na página oficial do grupo Tiamat em Facebook.com/RPGNaPraça.

Deixe seu Comentário

Leia Também