sexta 26 de abril de 2024Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 26/04/2024
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Cultura

Quinta edição do “Os Pequenos no Vasques” será nesta terça-feira às 20 horas

Projeto de ensino sinfônico é formado por 16 bandas escolares, cada uma representando sua respectiva escola municipal nas apresentações

11 setembro 2018 - 14h22Por de Mogi
O Theatro Vasques recebe hoje, a partir das 20 horas, a quinta edição da série de concertos "Os Pequenos no Vasques". Os alunos do projeto "Pequenos Músicos... Primeiros Acordes na Escola", iniciativa da Prefeitura de Mogi das Cruzes por meio da Secretaria de Educação, estão se preparando para mais uma apresentação especial e acessível ao público, com entrada gratuita e ingressos disponíveis na bilheteria do local para retirada.
 
O projeto de ensino sinfônico é formado por 16 bandas escolares, cada uma representando sua respectiva escola municipal nas apresentações. Nesta quinta edição, estarão presentes as bandas da Escola Municipal "Profª Mario Portes", de Jundiapeba, e da Escola Municipal "Profª Wanda de Almeida Trandafilov", do Parque São Martinho. 
 
As duas bandas serão regidas pelo coordenador Aguinaldo Henrique Pires, responsável pelos trabalhos musicais nos dois polos. Cada grupo preparou um repertório específico, de acordo com os estudos realizados nas escolas, e haverá ainda a participação de uma banda de percussão apresentando uma das músicas da noite.
 
Há um contexto especial envolvendo a escolha do Theatro Vasques para receber esta série de concertos. Fundado desde 1902, o Vasques é um espaço histórico de Mogi das Cruzes e que carrega uma grande importância artística e musical em todos os eu seus anos de atividade. 
 
Estes concertos foram organizados com o objetivo de incentivar e dar oportunidade para que todas as bandas escolares do projeto possam se apresentar na cidade e mostrar ao público a importância do trabalho musical realizado nas escolas.
 
Projeto
 
Desde 2011, a Prefeitura viabilizou a inclusão de aulas de musicalização e ensino sinfônico na grade curricular dos alunos das escolas municipais, resultando no Projeto "Pequenos Músicos... Primeiros Acordes na Escola". 
 
Ao longo dos anos, esse projeto, desenvolvido pela Secretaria de Educação do município, passou por uma expansão, e atualmente atende cerca de 11 mil crianças e jovens distribuídos em 17 polos educacionais, constituídos por 16 escolas municipais e pelo Centro de Cidadania e Arte (Ciarte).
 
Em abril de 2017, por meio de um chamamento público feito pela Prefeitura, a Sinfônica de Mogi das Cruzes, entidade sem fins lucrativos e atuante desde 2003, iniciou o gerenciamento do projeto "Pequenos Músicos". Por parte da Sinfônica, a coordenação-geral do projeto está sob responsabilidade do maestro Lelis Gerson, que também atua como regente da Banda Sinfônica Jovem de Mogi das Cruzes.

Deixe seu Comentário

Leia Também