sexta 26 de abril de 2024Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 25/04/2024
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Editorial

Menos vagas de estágio

31 agosto 2021 - 05h00

O Alto Tietê amarga menos vagas de estágio neste período de pandemia, conforme apurou reportagem do DS publicada neste domingo.
As vagas são, sem dúvida, muito importantes. O estágio ajuda no desenvolvimento da carreira de todo e qualquer profissional. Ele traz para o estudante o conhecimento e as experiências práticas que desenvolvem a competência dele como futuro profissional. Uma das partes mais importantes do estágio é o fato de mostrar a realidade da profissão, deixando claros aspectos práticos que não são tratados na vida acadêmica. Além disso, durante o período em que se é estagiário, é possível compreender melhor as áreas de atuação da própria profissão e, assim, exercitar o autoconhecimento e seguir o caminho profissional que mais tem a ver com o próprio perfil.
Na edição de domingo, o DS mostrou que o número de vagas abertas para estágio caiu 40% desde o início da pandemia da Covid-19 na região. 
Passou de 12,5 mil, em março de 2020, para 5 mil em julho deste ano. A perda foi de 7,5 mil vagas de estágio.
Os dados foram divulgados ao DS pelo Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE).
Mais do que cumprir horas exigidas pelo curso, o estágio é a primeira oportunidade real de emprego que um estudante tem. É quando o estudante aproveita para decidir se é isso mesmo que ele quer para o futuro, se está satisfeito e animado para trabalhar na área que escolheu ou se é hora de partir para outro setor.
Nos dados apurados pelo DS, o comparativo do CIEE é feito com o início da grande crise sanitária, em março do ano passado. Naquela época, foram abertas cerca de 12,5 mil vagas. A pandemia foi declarada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em 11 de março de 2020.
A pandemia causada pela Covid-19 desencadeou uma crise econômica, e consequentemente o aumento do desemprego. Isso afetou diretamente o volume de vagas de estágio e aprendizagem em todo Brasil.
O número de vagas já vinha em queda desde o ano anterior, antes mesmo de a pandemia começar. Entre os meses de fevereiro de 2019 e o de 2020 (o último antes de a crise sanitária se estabelecer no Brasil), a redução foi de 7,3%.
O estágio profissional também é importante porque dá a oportunidade de executar tudo aquilo que você aprendeu na faculdade até então. Mesmo que o curso conte com disciplinas mais práticas, existe uma grande diferença entre estudar a área e vivenciá-la. Por isso, o estágio se faz necessário.
Portanto, é importante que as vagas sejam retomadas para voltar a dar a oportunidade aos estudantes que vão ser os futuros profissionais de diferentes áreas.