sexta 26 de abril de 2024Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 25/04/2024
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Editorial

Necessidade de máscaras

26 novembro 2020 - 05h00
Antes da pandemia causada pelo novo coronavírus, era quase impensável ver grande parte da população usando máscaras de proteção na rua. Contudo a situação mudou, principalmente após o Governo do Estado tornar seu uso obrigatório.
As máscaras de tecido foram recomendadas para a população em geral como uma forma de evitar a transmissão do novo coronavírus. A orientação partiu do Ministério da Saúde e das secretarias estaduais e municipais de Saúde logo no início da pandemia. 
A recomendação das máscaras de pano no combate ao novo coronavírus está direcionada inclusive para as pessoas que não apresentem sintomas. Ela deve ser incorporada na rotina. 
Na edição de ontem, o DS trouxe reportagem mostrando que as orientações e cuidados para evitar a disseminação do novo coronavírus (Covid-19) seguem acontecendo nas cidades do Alto Tietê. Com a possível segunda onda de transmissão, as prefeituras da região reafirmam a necessidade dos cuidados individuais e uso correto das máscaras por parte da população, especialmente nas vias públicas e comércios. 
O DS ouviu as prefeituras. As equipes de Fiscalização de Posturas de Suzano, por exemplo, assim como outras secretarias municipais e também a Guarda Civil Municipal (GCM), seguem com o foco no trabalho educativo e de orientação, sem punição ou multa. No município, nos últimos três meses, o setor de Posturas registrou 65 vistorias que foram realizadas em estabelecimentos comerciais para verificar as medidas de higiene exigidas no combate ao novo coronavírus (Covid-19), inclusive uso de máscara.
Das cidades consultadas que responderam o DS, apenas Ferraz de Vasconcelos está aplicando multas aos pedestres pelo descumprimento do uso de máscara. Na cidade, a multa pode chegar até R$ 500. Os responsáveis pela aplicação da sanção são, além da Vigilância, o departamento de Posturas da Prefeitura e a Guarda Civil Municipal (GCM) de Ferraz. 
Enquanto não se inicia a aplicação da vacinação, o uso de máscaras será, sem dúvida, uma medida importante para evitar que mais casos surjam nesta pandemia.