sábado 27 de abril de 2024Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 26/04/2024
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Lance Livre

Lance Livre 04-11-2018

03 novembro 2018 - 23h59Por Edgar Leite
Cartórios eleitorais
Os cartórios eleitorais voltarão a realizar amanhã, dia 5 de novembro, os serviços de alistamento eleitoral, transferência de domicílio e revisão de dados cadastrais, entre outras atividades. 
 
Cadastro Nacional
O Cadastro Nacional de Eleitores, que está fechado desde 10 de maio devido às Eleições Gerais 2018, será reaberto na mesma data. 
 
Emissão  
da certidão
Serão reiniciados também a emissão da certidão de quitação eleitoral e o serviço de pré-atendimento, via internet, para requerimento de alistamento, transferência e revisão de dados cadastrais (Título Net).
 
Justificativa
O eleitor que não votou nem apresentou justificativa no primeiro e segundo turnos do pleito (7 e 28 de outubro) tem 60 dias, a contar de cada turno, para regularizar sua situação junto a Justiça Eleitoral. 
 
Requerimento
Para isso, deverá preencher o Requerimento de Justificativa Eleitoral – pós eleição, e escolher de que forma o documento deve chegar ao juiz da zona eleitoral na qual está inscrito: entrega pessoal no cartório, envio pelos Correios ou via internet, por meio do Sistema Justifica.
 
Cada turno
A justificativa deverá ser apresentada para cada turno em que o eleitor esteve ausente ou deixou de apresentar justificativa. Assim, quem não votou nem justificou nos dias 7 e 28 de outubro, deverá preencher dois requerimentos. 
 
Dados
Segundo a Justiça Eleitoral, o Requerimento de Justificativa Eleitoral – pós eleição deve ser preenchido corretamente com os dados do eleitor. 
 
Declaração
Também é necessário declarar o motivo da ausência às urnas e anexar documentação comprobatória digitalizada. 
 
Protocolo
O eleitor receberá um protocolo para acompanhar o andamento do requerimento, que será encaminhado para exame pelo juiz competente.