sexta 26 de abril de 2024Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 26/04/2024
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Lance Livre

Lance Livre 16-03-2021

16 março 2021 - 05h00Por Edgar Leite
Reunião virtual  
sobre consórcio  
de vacinas
Os vereadores de Suzano participaram ontem de reunião virtual com o prefeito Rodrigo Ashiuchi (PL) sobre projeto de lei, protocolado em regime de urgência na Câmara, que possibilita a formação de consórcio entre municípios brasileiros para a aquisição de vacinas contra a Covid-19. (Leia mais na Página 7) 
 
Consórcio Público
O projeto prevê a formação do consórcio público “com personalidade jurídica de direito público, com natureza autárquica”. Também autoriza a abertura de dotação orçamentária para a aquisição de vacinas para combate à pandemia.
Calamidade Pública
Os prefeitos das cidades da região decidiram se unir para decretar estado de calamidade pública. (O DS traz os detalhes na edição desta terça-feira).
 
Mais leitos
Desde a semana passada, os municípios aguardam o repasse “fundo a fundo” que o Governo do Estado fará para os municípios abrirem novos leitos nas unidades municipais e contratarem leitos junto à iniciativa privada. 
 
Demanda
De acordo com demanda enviada, com o repasse do Estado e contrapartida dos municípios, serão implantados 73 leitos de UTI e 259 de enfermaria.
 
Arnaldo Pezzuti
Na semana passada a Secretaria de Estado da Saúde anunciou a abertura de 30 novos leitos no Hospital Dr. Arnaldo Pezzuti até o dia 17 de março.
 
Resíduos sólidos
O Estado de São Paulo gera mais de 13 milhões de toneladas de resíduos sólidos por ano, o que representa 20% do total coletado no País e a maior taxa nacional. Cada habitante da Capital paulista produz, em média, 867 gramas por dia de resíduos sólidos, enquanto a média per capita no interior, no litoral e na Região Metropolitana é de 912 gramas diários.
 
Índice
Em um olhar mais atento à realidade dos municípios paulistas, a partir do Índice de Efetividade da Gestão Municipal (IEG-M), o Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP) revela que ainda existem cidades que lançam os resíduos a céu aberto – em lugares mais conhecidos como lixões – e esse número vem crescendo nos últimos anos, tendo saltado de 21 em 2017/2018 para 24 no ano de 2019.