sexta 26 de abril de 2024Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 26/04/2024
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Lance Livre

Lance Livre 21-07-2018

20 julho 2018 - 23h59
João Doria
O deputado Estevam Galvão (DEM) foi um dos participantes do evento, em São Paulo, que marcou o anúncio do deputado federal Rodrigo Garcia como vice na chapa de João Doria (PSDB), ao governo do Estado.
 
Presenças
O evento contou com a presença do prefeito de Salvador, ACM Neto, do ex-ministro da Educação, Mendonça Filho, do ministro de Ciências e Tecnologia, Gilberto Kassab, do presidenciável Geraldo Alckmin e representantes do DEM, PSD, PP, PRB, PSDB e PTC.
 
Ciro Gomes
O ex-ministro Ciro Gomes foi confirmado ontem como candidato do PDT à Presidência da República. Pela região, os diretórios do partido se preparam para tentar reforçar a campanha do pré-candidato. (leia mais na Editoria Nacional)
 
Aclamação
Ontem, a decisão, formalizada por aclamação da executiva do partido, foi anunciada em convenção nacional na sede do partido em Brasília. Ainda não há definição sobre os partidos da coligação ou o cargo de vice na chapa presidencial, mas uma das possibilidades é a também pré-candidata Manuela D´Ávila (PCdoB), também pretendida pelo PT, segundo informações do site congressoemfoco.uol.com.br.
 
Enquetes  
e sondagens
A realização de enquetes e sondagens sobre as Eleições 2018 está proibida desde ontem. A Resolução TSE nº 23.549/2017 define como enquete ou sondagem “a pesquisa de opinião pública que não obedeça às disposições legais e às determinações previstas” na própria norma. 
 
Levantamentos
Ou seja, são levantamentos que não atendem a requisitos formais e a rigores científicos. Até as eleições municipais de 2012, as enquetes e sondagens podiam ser realizadas, desde que sua divulgação estivesse condicionada à informação clara de que se tratava de mero levantamento de opiniões, sem controle de amostragem científica. 
 
Mudança
Com a mudança determinada pela Lei n° 12.891/2013, foi acrescentado o parágrafo 5º do artigo 33 na Lei n° 9.504/1997 (Lei das Eleições) com a seguinte redação: “É vedada, no período de campanha eleitoral, a realização de enquetes relacionadas ao processo eleitoral”.