sexta 26 de abril de 2024Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 26/04/2024
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Lance Livre

Lance Livre 22-07-2018

21 julho 2018 - 17h41Por Edgar Leite
95 seções  
especiais
Suzano terá nas eleições de outubro 95 seções especiais, destinadas às pessoas com deficiências ou mobilidade reduzida. 
 
Prazo final
Até o dia 9 de maio, prazo final para a transferência de títulos, os cartórios eleitorais da cidade contabilizaram 17.424 eleitores que serão atendidos nas seções especiais.
 
Solicitação
A solicitação de transferência temporária de local de votação, chamado voto em trânsito, está disponível até dia 23 de agosto. 
 
Colégio eleitoral
Cada colégio eleitoral tem ao menos uma seção especial, adaptada à acessibilidade. No município suzanense, 78 estabelecimentos recebem as urnas durante as eleições. 
 
181ª Zona Eleitoral
A 181ª Zona abriga as escolas que terão duas seções especiais. 
 
Espaços  
reservados
De acordo com a chefe da 181ª Zona Eleitoral, Imaculada Pires Conceição, as seções especiais são espaços reservados que possuem condições de acessibilidade, tais como piso, banheiro e bebedouro adaptados. 
 
Segunda  
oportunidade
Neste ano, aqueles que não conseguiram transferir para a seção especial até maio, terão uma segunda oportunidade até o dia 23 de agosto. Nesta data encerra-se o período de solicitação da transferência temporária de local de votação. 
 
TRE
Segundo o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-SP), a transferência opcional acontece quando o eleitor estiver viajando dentro do próprio País; também é valido para presos provisórios e adolescentes em unidades de internação; bem como militares, agentes de segurança pública e guardas municipais em serviço, além dos eleitores com deficiência ou mobilidade reduzida. 
 
Mudança
A mudança pode ser solicitada apenas para o primeiro turno das eleições (dia 7 de outubro) ou apenas para o eventual segundo turno (dia 28 de outubro), ou ainda para ambos os dias. "Esta é uma novidade. É uma transferência temporária. Após o pleito, o eleitor retorna à seção de origem", explicou Imaculada.