sexta 26 de abril de 2024Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 26/04/2024
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Lance Livre

Lance Livre 24-06-2018

23 junho 2018 - 23h59Por Edgar Leite
Fake news
O tema fake news foi abordado, em maio, pelo DS em parceria com o jornal Diário do Grande ABC, em seminário, realizado em Suzano e em São Caetano.
 
Assunto 
prossegue
E, o assunto prossegue forte. Na semana passada, especialistas falaram sobre a experiência de combate às notícias falsas em países europeus durante o Seminário Internacional Fake News: Experiências e Desafios. 
 
Organização  
do TSE
O evento é organizado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em parceria com a União Europeia. O diretor-geral da DG Connect, Roberto Viola, afirmou que a desinformação é um fenômeno novo que faz parte da vida nas mídias sociais. 
 
Fortalecimento
Por essa razão, enfatizou a necessidade de fortalecer os grupos de fact-checking para identificar tentativas sistemáticas de distorcer a verdade.
 
Vídeo gravado
Ele participou do seminário por meio de um vídeo gravado para falar sobre sua experiência com o tema. 
 
Organização
Ele está à frente da organização que é responsável pela política da União Europeia em matéria de mercado único digital, segurança da internet e ciência e inovação digital.
 
Mais veloz
Viola afirmou que as notícias falsas são disseminadas com mais velocidade que as notícias verdadeiras. Por essa razão, argumentou, é preciso investir na educação da população. 
 
Sistema  
educacional
O especialista defendeu que esse tipo de debate precisa fazer parte do sistema educacional, uma vez que é necessário aprender a ter uma visão crítica na internet assim como aprendemos a ter em relação aos livros de história.
 
Censura e  
notícias falsas
Durante sua apresentação, o francês Christophe Leclercq defendeu que é possível evitar a censura na veiculação de informações, diluindo as fake news com conteúdo de qualidade. Ele afirmou que a mídia precisa buscar aproximação com os segmentos da sociedade, e também com o setor público, para firmar parcerias.