sexta 26 de abril de 2024Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 25/04/2024
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Região

Alto Tietê terá representatividade no Sistema Estadual de Museus

Municípios vão eleger dois representantes com o objetivo de fortalecer ações para funcionamento dos museus locais

01 agosto 2018 - 23h41Por da Região
Com 11 municípios, três milhões de habitantes e 14 museus e espaços de preservação de memória, o Alto Tietê pela primeira vez terá representatividade no Sistema Estadual de Museus (Sisem – SP), vinculado à Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo. No próximo dia 22, serão eleitos dois gestores municipais (titular e suplente) que passarão a integrar as Representações Regionais.
 
A novidade foi anunciada pelo diretor do Sisem-SP, Davidson Panis Kaseker, aos integrantes da Câmara Técnica de Cultura do Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat), ontem, durante reunião na sede do consórcio em Mogi das Cruzes. 
 
Os representantes do Alto Tietê serão escolhidos no próximo dia 22 pela Câmara Técnica de Cultura do Condemat a partir das indicações que forem feitas pelos municípios. Os eleitos irão integrar, pelos próximos dois anos, o grupo de trabalho composto por gestores das principais regiões administrativas e das regiões metropolitanas do Estado, sendo que as Representações Regionais atuam na definição das prioridades e no planejamento das ações do Sisem-SP para a área museológica nas respectivas regiões.
 
“As representações regionais são a ponte entre o grupo técnico da Secretaria de Estado e os museus locais. Diante da necessidade de atender melhor a Região Metropolitana de São Paulo e as regiões com maior concentração de museus, nós empreendemos agora uma reestruturação do Sistema Estadual de Museus e, nela, criamos a regional do Alto Tietê, onde já existe uma articulação através do consórcio”, ressaltou o diretor do Sisem-SP.
 
A inclusão do Alto Tietê no grupo estadual é fruto de um trabalho realizado pelo coletivo de municípios desde o ano passado, quando se buscou uma maior aproximação com a Secretaria da Cultura do Estado.
 
“Isso será muito importante porque a Região passará a ter voz para pleitear e defender ações que fortaleçam o funcionamento dos museus e espaços de preservação da memória que temos no Alto Tietê”, destacou Geraldo Garippo, coordenador da Câmara Técnica de Cultura do Condemat. 
 
“Essa resposta do Estado confirma a importância da atuação regional e propiciará maior respaldo técnico para o funcionamento dos espaços existentes e a inclusão de novos, assim como melhoria de acervos e realização de exposições”, acrescentou.

Deixe seu Comentário

Leia Também