sexta 26 de abril de 2024Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 26/04/2024
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Região

Defesa Civil de Itaquá combate incêndios em áreas de vegetação natural

Tempo seco dos últimos dias contribuiu para o incidente nos bairros Jardim Maria Eliza, Jardim Itaquá e Paineiras

28 julho 2021 - 15h18Por de Itaquá

Os agentes da Defesa Civil de Itaquaquecetuba atenderam cinco ocorrências de incêndio em área de mata, entre segunda (26) e terça-feira (27). O tempo seco dos últimos dias contribuiu para o incidente nos bairros Jardim Maria Eliza, Jardim Itaquá e Paineiras. Para combater as chamas, o efetivo contou com o auxílio do caminhão tanque da Coordenadoria da Defesa Civil, além de realizar o trabalho operacionalmente na área quente, apagando o fogo com o maquinário braçal. A área afetada tem aproximadamente um raio de 800 m² e o fogo chegou muito próximo das residências.

De acordo com o secretário de Segurança Pública, Anderson Caldeira, essas ocorrências trazem grandes riscos para a população. “O fogo em mata é muito prejudicial para a fertilidade da vegetação, causando mortes de animais silvestres e aumentando a poluição do ar, sem contar nos riscos de atingir residências”.

Durante a ação, foram avistadas uma cobra da espécie Bothrops Moojeni, uma variedade de Jararaca, popularmente chamada de Jacuruçu ou Jararacão, e uma rã, todos, queimados.

Ele explica ainda, que incêndios florestais são constantes de julho a outubro, sendo agosto e setembro os meses com maior número de desastres cometidos pelo fogo. “Essas ocorrências devem ser atendidas o mais rápido possível, pois, mais rápida será a intervenção da Defesa Civil, que conta com o apoio da população informando focos de incêndio pela cidade”.

Vale ressaltar que provocar incêndios florestais é crime previsto na Lei de Crimes Ambientais, com pena de multa e até prisão. As denúncias podem ser feitas pelo telefone da Ouvidoria (11) 4753-1108 e em casos de incêndio, a Defesa Civil deve ser acionada pelo 199.

Deixe seu Comentário

Leia Também