sexta 26 de abril de 2024Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 26/04/2024
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Região

Prefeito de Salesópolis assume o Subcomitê Alto Tietê Cabeceiras

Vanderlon Gomes coordenará o grupo que reúne municípios, Estado e sociedade civil nos próximos dois anos com foco na política regional de recursos hídricos

17 maio 2021 - 17h00Por da Região

O prefeito de Salesópolis, Vanderlon Gomes, que integra o Conselho de Prefeitos do Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat), foi eleito nesta segunda-feira (17) o coordenador geral do Subcomitê Alto Tietê Cabeceiras, colegiado consultivo vinculado ao Comitê da Bacia Hidrográfica Alto Tietê (CBHAT) e que atua diretamente nas políticas regionais de recursos hídricos na abrangência das cidades de Arujá, Biritiba Mirim, Ferraz de Vasconcelos, Guarulhos, Itaquaquecetuba, Mogi das Cruzes, Poá, Salesópolis, São Paulo e Suzano.

A eleição se deu de forma unânime e o prefeito Vanderlon coordenará o grupo pelos próximos dois anos, com os desafios de manter a região unida em ações como a fiscalização integrada, monitoramento dos riscos de uma nova crise hídrica, conquista de recursos e o avanço nos estudos que visam à compensação financeira aos municípios com restrições ambientais.

“Gratidão a todos os membros pelo apoio e confiança. Temos muito trabalho pela frente para uma atuação efetiva do Subcomitê, a qual possibilite resultados para a região em investimentos e programas para a preservação dos recursos hídricos. O Alto Tietê Cabeceiras concentra uma das maiores reservas de água do Estado e precisamos ter instrumentos para manter essa condição e ao mesmo tempo prover o desenvolvimento dos municípios de forma sustentável”, ressaltou Vanderlon, que está no segundo mandato como prefeito de Salesópolis, cidade onde se localiza a nascente do Rio Tietê.

O Subcomitê é formado por 30 membros, numa composição tripartite – municípios, Estado e sociedade civil. Além de ser o representante indicado pelos municípios, o prefeito Vanderlon assumiu a coordenação geral do colegiado com o aval do representante indicado pelo Estado, Josué Barranco, do Departamento de Águas e Energia Elétrica (Daee), e da representante da sociedade civil Jaqueline Bória, da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo).

Ao todo, o CBHAT possui cinco subcomitês e o Alto Tietê Cabeceiras foi o primeiro a definir sua composição. Os demais – Billings/Tamanduateí, Cotia/Guarapiranga, Juqueri/Cantareira e Pinheiros/Pirapora - deverão ter seus representantes eleitos ainda neste mês.

“Esperamos ter todos os subcomitês instalados em maio para uma eficiência nos trabalhos e resultados em toda a Bacia”, destacou o presidente do CBHAT, prefeito Clóvis Volpi, de Ribeirão Pires.

A eleição de hoje contou com a participação expressiva de representantes da Câmara Técnica de Gestão Ambiental do Condemat. “O Alto Tietê tem atuado de forma unida e articulada para ter representantes nos principais meios colegiados e câmaras técnicas e, desta forma, ter maior acesso a investimentos e projetos que possibilitem o desenvolvimento regional”, avaliou Solange Wuo, coordenadora adjunta da CT Gestão Ambiental do Condemat e que antecedeu Vanderlon na coordenação do Subcomitê.

Deixe seu Comentário

Leia Também