sexta 26 de abril de 2024Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 26/04/2024
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Região

Três cidades do Alto Tietê estão entre as 100 melhores do País

Mogi é o melhor município (com população acima de 266 mil) da região para se viver, ocupando a 30ª posição

13 agosto 2018 - 23h55Por Marcus Pontes - da Região
Levantamento sobre as 100 melhores cidades do País, com mais de 266 mil habitantes, mostra que três municípios do Alto Tietê aparecem na lista. São eles: Mogi das Cruzes (30ª); Suzano (33ª); e Itaquaquecetuba (64ª). 
 
O ranking se baseia em dados no período de uma década, sendo que, foi formado por um índice que vai de 0 a 1, em que quanto mais próximo de 1, melhor é a condição de vida nessa cidade. 
 
O ranking mostra que Mogi é o melhor município (com população acima de 266 mil) da região para se viver, ocupando a 30ª posição. Na pesquisa, no entanto, a realidade da cidade é oposta aos dados da última década. Em 2006, data comparativa do estudo, o município mogiano ocupava a 23ª posição do ranking nacional. Ou seja, ela caiu sete posições. 
 
Suzano
 
Já em Suzano a situação foi melhor. A cidade ocupava, em 2006, a 46ª posição do ranking. O município subiu 13 colocações, assim assumindo o 33º lugar do levantamento. Nos índices referentes à pesquisa, a cidade suzanense teve melhora em três requisitos: Educação, Segurança e Saneamento e Sustentabilidade. Na área da Saúde, por outro lado, o município caiu 19 posições. Em 2006, ocupava a 57ª e, atualmente, é a 76ª. 
 
Os demais municípios do Alto Tietê não apareceram no ranking, pois tem população inferior a 200 mil habitantes. 
 
Estudo 
 
O estudo Desafios da Gestão Municipal (DGM), realizado pela MacroPlan - consultoria especializada em administração estratégica-, leva em conta municípios com números acima de 266 mil habitantes, e que foi construído a partir de um índice que busca reunir 15 indicadores em quatro áreas: Educação, Saúde, Segurança e Saneamento e Sustentabilidade. 
 
Segundo a MacroPlan, os indicadores buscam captar serviços sob influência das prefeituras, mesmo que sejam fornecidos pelo Estado e/ou a iniciativa privada. Além disso, os dados obtidos de fontes oficiais de informação são disponibilizados para todos os municípios brasileiros. 
 
Desta forma, o estudo busca fornecer uma visão comparativa e evolutiva da situação da cidade ao longo da última década. 

Deixe seu Comentário

Leia Também