sexta 26 de abril de 2024Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 26/04/2024
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Incentivo à leitura

Vida Literária leva palestra sobre leitura e distribuirá livros em escola de Itaquá

08 agosto 2018 - 12h19Por de Itaquá

O Vida Literária realiza na próxima segunda-feira (13/8), no período noturno, a 29ª ação com palestra sobre a importância da leitura e distribuição gratuita de livros. A próxima escola pública a receber o projeto será a Vera Lucia Leite da Costa, em Itaquaquecetuba (SP) e cerca de 240 estudantes serão contemplados com a iniciativa. As atividades do projeto são voluntárias e coordenadas pelo jornalista e escritor Anderson Fernandes.

“Em todas as escolas que passamos sempre ouvimos relatos, de alguns alunos, que ler é chato. Então, nas nossas ações, primeiro ministramos uma palestra e levamos um discurso para desmistificar isso e assim tentar sensibilizá-los que a leitura é questão de prática, como qualquer atividade na vida e que a mesma pode ser prazerosa quando são feitas as escolhas certas. Reforçamos que os estudantes não precisam apenas ler obras literárias consagradas, mas também jornais, revistas, gibis, portais de conteúdo”, explicou Fernandes.

Segundo o jornalista, após a palestra os estudantes podem escolher os livros que desejam, tudo gratuitamente. “Eles podem pegar quantos quiserem. Depois do nosso bate papo deixamos os próprios jovens escolherem as obras literárias. Não forçamos ninguém a pegar os livros, essa decisão tem que ser deles. E tem dado certo. Geralmente entramos nas escolas com uma média de 400 livros e saímos de lá sem nada”, brincou Fernandes.

O projeto Vida Literária já passou por 28 unidades de ensino, sendo contemplados aproximadamente 7.800 estudantes, que participaram de palestra sobre a importância da leitura e ganharam livros. Todas as obras literárias utilizadas no projeto foram enviadas por editoras, empresas, voluntários e por pessoas de diversas regiões do Brasil, após uma campanha de arrecadação feita pela Internet.

“O Vida Literária só acontece e é realizado porque conta com a participação dos nossos voluntários e de parceiros que sabem a importância da leitura para formação educacional e cultural. Importante reforçar também que diversas escolas estão entrando em contato, mas infelizmente não conseguimos ainda atender todas, já que este é um projeto feito de forma voluntária e principalmente porque os livros são doações”, completou Fernandes.

Mais informações sobre o projeto Vida Literária no site www.vidaliteraria.com.br e no www.facebook.com.br/projetovidaliteraria.

Deixe seu Comentário

Leia Também